Antes de mais nada, é preciso lembrar que muitos outros fatores interferem no seu treino e, consequentemente, na sua alimentação. A sua dieta dependerá inclusive de questões como sono, funcionamento do intestino entre outras, porque há sempre variações de organismo para organismo.
TREINO
Horário
Se você treina de manhã, será diferente de treinar à tarde ou à noite. Pela manhã estamos com menor aporte energético por conta do jejum do sono. Por isso, o seu café da manhã pode ser o seu pré treino.
Caso você treine após o almoço, talvez não seja necessário comer antes de treinar. O almoço pode ser suficiente. Tudo dependerá de quanto tempo faz desde a sua última refeição.
Objetivo
Com qual finalidade você está treinando? Emagrecer? Ou ganhar massa muscular? Pois é, para cada um há uma necessidade diferente de treino, e também de alimentação. Caso você não tenha fome antes do treino e seu objetivo é o emagrecimento, você não precisa comer.
Mas se seu objetivo for o ganho de massa muscular, ou seja, a hipertrofia, às vezes é necessário. Entenda que não é o que você come imediatamente antes do treino que te dá a energia necessária para treinar bem.
PRÉ E PÓS TREINO
Alimentação
Você pode acabar lendo “dieta de pré treino” ou “dieta para pós treino”, mas lembre-se, que dieta é comer de maneira correta e equilibrada, e não restritiva. Algumas sugestões de comidas tanto para o pré, quanto para o pós treino são:
- Fruta + castanhas
- Crepioca
- Queijo + fruta
- Iogurte + granola
Recomendação
Vale sempre lembrar que você deve procurar por um profissional para ajustar a melhor estratégia para o seu corpo e objetivo!
Fernanda Martinelli
Nutricionista, consultora do Espaço Vita.